Para o mestre a tecnologia.
A sociedade atual é marcada por situações tecnológicas que exige do ser humano uma adaptação na sua forma de viver, como se fosse um Darwinismo cibernético; se os animais se adaptam para sobreviver mudando seus bicos, crescendo suas garras ou crescendo nadadeiras para sobreviver em determinados ecossistemas. Agora temos que estar prontos para um mundo da era da informática, onde o ser humano tem uma vida biológica, numérica e uma cibernética.
O dinheiro virou cartão e os caixas de banco se tornaram eletrônicos, a educação virou web 2.0 e a, os livros se tornaram paginas, links, hipertexto e sites. A biblioteca é o Google que dá todas as informações atualizadas contidas na antiga Barsa.
Hoje moramos em um e-mail, vivemos numas comunidades chamadas Orkut, face book e MSN, elas são tão grandes que envolvem pessoas de vários países e etnias diferentes. Nossa imagem é a mais linda possível, pois podemos trocá-la em um clic.
Nossas crianças falam de tecnologia e conhecem muito bem as marcas e configurações dos seus aparelhos de celular, MPs, computadores e jogos da internet. As informações que chegam até nós por vários meios de comunicação são rápidas e intensas. Os que antes demoravam horas e dias para sabermos, agora sabem em tempo real.
Toda esta situação em que estamos descrevendo ocorre de forma diferenciada de Região para Região, se pensarmos assim existem lugares no Brasil que parece que a esquadra de Cabral não chegou ainda. Enquanto uma parte do Brasil já chegou à lua, conhece Marte e os anéis de Saturno outra esta desenvolvendo suas pinturas rupestres.
É nessa universa sociedade da informação e do conhecimento na sala de aula que esta vivendo o professor e aluno. Precisamos acompanhar a evolução para não cair na armadilha de nossa função, educar, ensinar e aconselhar. Como realizar tudo isto nesta avançada sociedade aqui e atrasada ali.
Blogs, sites e webquest pode ser uma ferramenta inovadora para uns e uma pedra no caminho para outros, mas nesta nova escola sempre a figura do professor será única e dependerá dele a intermediação do conhecimento.
Prof. Edvaldo A. Machado